- Área: 4645 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Bruce Damonte, Raymond Adams
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Fabricantes: Herman Miller, ANP Lighting, Birchwood Lighting, Brakewell Steel Fabricators, Cooper Lighting, Davis, Filtzfelt, Haworth, Inform Studio, JCR Steel, Kaswell, LaVecchia Surface Prep, Led Linear, Litelab, Lucifer Lighting, Oldcastle BuildingEnvelope, SitOnIt, Steelcase, Waterworks, design stockholm House
Descrição enviada pela equipe de projeto. A renomada agência de publicidade Wieden+Kennedy desenvolveu uma reputação internacional por seu trabalho inovador que remonta às suas primeiras campanhas para a Nike nos anos 1980. A sede da agência em Portland, projetada por Allied Works cimentou a posição de Wieden+Kennedy como patrona da arquitetura e continua a influenciar seus projetos em todo o mundo.
O projeto de WORKac’s para os 4645,0 m² da sede em Nova York engloba a densidade urbana como conceito: uma compressão mínima dos espaços de trabalho individuais, o que abre espaço para um gradiente de espaços coletivos diversos.
O projeto de Wieden+Kennedy em Nova York se distancia do conceito 'escritório como playground' para colocar de volta o trabalho no centro do trabalho criativo. Depois de uma incursão na história do local de trabalho, a pesquisa revelou que enquanto as agências de publicidade sempre estiveram na vanguarda dos escritórios com design de ponta, nenhuma tendência dos postos de trabalho substituíram aquelas antecessoras. Em vez disso, os modos de trabalho que continuaram a evoluir, a se sobrepor e a se multiplicar.
Como o trabalho na agência aqui é bastante colaborativo, WORKac projetou a maior gama possível de espaços de discussão para acomodar reuniões e encontros de variados tamanhos, níveis de privacidade, e duração. Equipes podem escolher fazer breves encontros em bancadas altas, ter reuniões informais em lounges com mobiliário confortável e pisos em madeira natural, elevados em diferentes níveis para criar uma sensação de privacidade; ou se encontrar nas cozinhas para almoços de negócio.
As reuniões mais tradicionais podem ser realizadas em salas de conferência que variam em escala, desde as pequenas "cabines telefônicas", às salas de reuniões chamadas de "mesa de piquenique", que abrigam até 10 pessoas e às salas de conferência maiores e mais formais. As paredes de vidro criam uma sensação de leveza e transparência ao espaço. Conjuntos destes espaços diferentes estão organizados em torno de grupos de 20-25 pessoas em escritórios abertos, com pisos de concreto polido.
Uma série de 'momentos' coletivos maiores estão distribuídos verticalmente para servir como tecido que conecta toda a agência. Esses espaços se abrem para vistas por todo o escritório através de vãos circulares dos maiores diâmetros possiveis na laje do piso ao passo que minimizam o impacto estrutural. Conectando o sexto e o sétimo pavimentos, uma escadaria circular possui também uma arquibancada que pode acomodar reuniões para toda a equipe do escritório ou discussões informais sob uma estrutura em forma de aranha que transfere a carga de uma coluna removida.
No sétimo pavimento, um bar com ladrilhos brancos dá a oportunidade para as celebrações de final de expediente da agência. Conectando o sétimo e o oitavo pavimento, uma escada espiralada de placas metálicas perfuradas leva à uma aconchegante biblioteca toda revestida com elementos de bambu.
Para trazer o exterior ao interior, um espaço de pé direito duplo no sexto e sétimo pavimento é combinado com a remoção das aberturas existentes e um nova fachada interna para criar um parque externo repleto de arbustos de mirtilo, visível da rua.
Completamente equipado com luz elétrica, música e wi-fi, os funcionários podem utilizar este espaço externo para se reunirem, comer suas refeições ou até mesmo ter aulas semanais de ioga. No sétimo pavimento, dentro do espaço de escritório, uma grande academia multifuncional oferece espaço extra para interação e recreação. O espaço se dobra como uma 'caixa preta' para acomodar toda a equipe da agência para palestras ou exibição de filmes.